HISTÓRIA DA CIDADE DE CAMARAGIBE

A cidade surgiu com os antigos engenhos, como o Engenho Camaragibe, a área onde hoje está localizado o município de Camaragibe era povoada por índios, até a chegada dos portugueses com Duarte Coelho Pereira. em 1545 o donatário da Capitania de Pernambuco que doou uma carta de sesmaria a Diogo fernandes que, em 1549, considerado um dos mais prósperos da região até a invasão holandesa em 1645. O engenho foi incendiado pelas tribos indígenas que viviam no local. A palavra "Camaragibe" vem do vocábulo indígena "Camará-Gype" (Rio Camará), em referência à "lantana-camará", planta abundante na região, mais conhecida como "Chumbinho", o topônimo significa "rio dos camarás"

(camara: a planta, y: rio, pe: em). Camará ou cambará é o nome de um arbusto presente na região. As terras eram utilizadas para a exploração do pau-brasil e, posteriormente, a produção da cana-de-açúcar. Entre 1891 e 1895 foi implantada uma fábrica de tecidos pelo Engenheiro Carlos Alberto de Menezes anos depois o engenheiro frances Pierre Collier o que modificou a feição do local que até então eram terras do município de São Lourenço da Mata e criou uma vila operária (hoje bairro: Vila da Fábrica). O aglomerado que contou com cinqüenta moradias situava-se perto da fábrica de tecido ali existente e da estação ferroviária que controlava o tráfego para Limoeiro. Em 20 de dezembro de 1963 a Lei Estadual nº 4.988 elevou o distrito à categoria de município, o qual foi extintoem 6 de julho de 1964, por acórdão do Tribunal de Justiça (mandado de segurança nº 59.906), sendo seu território reanexado ao do município de São Lourenço da Mata. Sendo novamente elevado a categoria de município só em 13 de maio de 1982, desmembrando-se de São Lourenço da Mata, segundo a Lei nº 8.951, publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco daquela data. Hoje é um município brasileiro do Estado de Pernambuco pertencente a região metropolitana do Recife. Considerada a cidade sexta mais populosa da região (atrás de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Cabo de Santo Agostinho) e a sétima de Pernambuco. Conheça mais sobre a história de Camaragibe nos sites:

- www.engenhocamaragibe.com.br

Saiba mais sobre a história de Camaragibe pesquisando logo abaixo:

HISTÓRICO da CIDADE segundo o IBGE: Camaragibe - Pernambuco - PE Histórico O povoamento da área territorial onde se encontra o município de Camarajibe teve início no século XVI. Coberta de extensas florestas, notadamente de "Pau-Brasil", a região foi, aos poucos, colonizada pelos exploradores de madeira, destinada à exportação. Entre os anos 1891 a 1895 o engenheiro Carlos Alberto de Menezes fundou na localidade conhecida pelo nome de Camarajibe, nas terras do município de São Lourenço da Mata, uma vila operária. O aglomerado que deveria conter cinqüenta moradias situava-se perto da fábrica de tecido ali existente e da estação ferroviária que controlava o tráfego para Limoeiro. O topônimo do município é de origem indígena, significando "no rio dos camarás", foi motivado pela existência, na região, de uma arbusto de nome "Camará" que, segundo o botânico Renato Braga, tem excelentes aplicações medicinais. Gentílico: camaragibense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Camaragibe, pela lei municipal nº 21, de 05-03-1908, subordinado ao município de São Lourenço da Mata. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Camaragibe, figura no município de São Lourenço da Mata. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1937. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Camaragibe aparece grafado Camarajibe e permanece no município de São Lourenço da Mata. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Camarajibe permanece no município de São Lourenço da Mata. Elevado à categoria de município com a denominação de Camarajibe, pela lei estadual nº 4988, de 20-12-1963, desmembrado de São Lourenço da Mata. Sede no antigo distrito de Camarajibe. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1983. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito scde. Pelo acórdão do tribunal de justiça, mandado de segurança nº 59.906, de 06-07-1964, o município é extinto, sendo seu território anexado ao município de São Lourenço da Mata. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Camarajibe figura no município de São Lourenço da Mata. Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Camaragibe, pela lei estadual nº 8951, de 14-05-1982, desmembrado de São Lourenço da Mata. Sede no antigo distrito de Camaragibe ex-Camarjibe. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1983. Em divisão territorial datada de 31-VII-1983, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005. Alteação de Grafia Camarajibe para Camaragibe alterado, pela lei estadual n 8951, de 14-05-1982.

É Camaragibe de Verdade !.